terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A Contagem do Tempo



Contagem, medição, cronometragem, cálculo do tempo


Dionisio, o Exíguo, clérigo bizantino, tornou pública uma Cronologia, um Calendário do Cristianismo elaborado por si no século VI d.c. e definiu (em teoria, segundo as convicções do seu tempo) o nascimento de Cristo na data de 1 de Janeiro do ano 1.

Naquela época - séc. 6º d.c. - não existia, não era conhecido, utilizado o algarismo, o número 0, importado da China séculos depois...

Portanto, esse Calendário elaborado pelo tal Monge Dionisio no século VI, e posto em uso pelo Papa Gregório XIII só no século XVI... esse Calendário chamado 'gregoriano', saltou um ano para que pudessem coincidir o milénio gregoriano e o aritmético, e é por essa razão que década, século e milénio gregorianos se iniciam um ano mais tarde que os Astronómicos ou Aritméticos.

Temos assim que o início do Terceiro Milénio foi celebrado em 1 de Janeiro de 2001, seguindo o raciocínio desse tal calendário gregoriano.

Mas, para efeitos de verdadeiro Cálculo, Medição, Contagem de Tempo etc. usa-se agora, naturalmente, o Calendário Aritmético ou Astronómico. Que é o Calendário usado em todos os Computadores e que, lógicamente, usa anos 00!

Ora, o Tempo Universal, Atómico, Lógico e de efemérides iniciou-se no século XX na data juliana (calendário anterior ao gregoriano) de 2415020.5, que corresponde ao dia 01 de Janeiro de 1900.

Sendo que, consequentemente, o III Milénio Astronómico, Lógico, Aritmético ou da linguagem binária dos computadores teve o seu início a 1 de Janeiro do ano 2000.


Daí nasce e existe toda a confusão.

Tudo porque o tal Monge Dionisio ao elaborar o seu Calendário, não sabia que existia, ou que podia haver o algarismo 0. E, assim, muita boa gente, ainda hoje confunde um ano de 00 com um ano zero (nada, vazio)...

Mas, não é a mesma coisa. A nível de contagem, pode e deve-se contar o ano 0.

Vamos supor que determinada pessoa, por exemplo um tio de Jesus Cristo, irmão de Maria, havia nascido em: 0032 a.c. e que morreu em 0026 d.c.

Pela contagem do Calendário gregoriano (sem o ano 00) essa pessoa morreu aos 57 anos. Mas, na verdade, contando também o ano de 00 (0) ele morreu correcta e aritméticamente com 58 anos...

- - - - - - - - - -


Sistema da Contagem do Tempo

O sistema de contagem do tempo que nós seguimos é o da Era cristã. Este sistema situa todos os acontecimentos em relação ao nascimento de Cristo, tanto antes como depois. Por exemplo, seguindo este sistema, os Romanos tomaram a Grécia em 146 a.c. (Antes de Cristo) e o fim do Império Romano do Ocidente ocorreu em 476 d.C. (Depois de Cristo). Para além da Era cristã, existem e existiram outras formas de contagem do tempo.

Na Grécia Antiga, o ponto de referência era a realização dos primeiros Jogos Olímpicos que datam, na Era cristã, ao ano de 776 A.C.
Os Romanos contavam o tempo a partir da data da Fundação de Roma (753 a.C. da era cristã), mas mais tarde adoptaram o Calendário juliano ou também da Era de César.
- Foi a partir dos Romanos que as unidades de tempo ficaram estabelecidas em:

milénio;
século;
década;
ano;
dia.

Além destes, alguns povos adoptaram outros sistemas de contagem.

- Os Judeus adoptaram o calendário judaico que tem como referência a Criação do Mundo, segundo os Judeus, que corresponde ao ano de 3761 A.C.

- Já o mundo islâmico adopta a Era muçulmana, cujo ponto de referência é a fuga do profeta Maomé para Medina que corresponde ao ano 622 da era cristã

- - - - - - -

Pode também ler-se algo sobre a Contagem do Tempo em:

Link to your document: http://www.scribd.com/doc/5930/A-Contagem-do-Tempo?

Title: A Contagem do Tempo

- - - - - - - - -


Daí que, resumindo, podemos dizer que a confusão que ainda hoje persiste em muitas mentes, é derivada do desconhecimento, da não utilização do algarismo 0 no tal Calendário elaborado no séc. VI pelo Monge Dionisio O Pequeno e que mais tarde, o Papa Gregório XIII, no século XVI iria oficializar.

Nesse Calendário, passava-se, saltava-se do ano -01 a.c. para o ano +01 d.c.

Ora hoje, sabemos que tal não é possível: do -01 segue-se o 00 e só depois, é que aparece o 01.

A outra dificuldade adjacente... é as pessoas confundirem um ano 00 com um ano de zero, nulidade, vazio... e, claro parece-lhes naturalmente impossível existir um ano 0.

Só que, numa Contagem do Tempo, dizer Ano 00 é dizer que foi o Primeiro ano.

Por exemplo, quando a 31 de Dezembro de 1999 o dia terminou, a década terminou, o ano terminou, o século terminou, o milénio terminou...

O dia imediato a seguir foi o dia 00-01-01

Ou seja, 2000-01-01 - Primeiro dia, do Primeiro ano, da Primeira década do Século XXI, do III Milénio

Tão fácil.